domingo, 24 de março de 2013

Pronúncia online

Depois de um mês sem postagens, com quinze dias de quase férias, nos quais tive o privilégio de passar uma semana na maravilhosa cidade de Salvador para matar a saudade de mais de dez anos, retomo as postagens neste blog, trazendo, hoje, algumas dicas sobre como aprimorar a pronúncia da língua espanhola com recursos online. Para o estudante (neófito ou avançado) de espanhol sempre há ferramentas muito interessantes e úteis que, quando bem usadas, podem prover um significativo incremento na qualidade da pronúncia.

O primeiro site que gostaria de comentar é o Phonetics. Trata-se de um site disponibilizado pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, e que fornece acesso aos sons do espanhol, bem como do inglês e do alemão. O interessante deste site é o fato de prover vídeos demonstrando a pronúncia dos sons e de palavras em que esses sons aparecem, além da representação fonética e de animações em flash com o modo e o ponto de articulação. É um site muito completo, que apresenta, inclusive, as possíveis variações de alguns fonemas do espanhol. Ver, escutar e procurar reproduzir o que ali se apresenta pode ajudar sensivelmente num aprimoramento da pronúncia.

Também da Universidade de Iowa gosto muito de utilizar o Dialectoteca. Este site traz videos com pessoas de diferentes lugares do mundo, de países de língua espanhola, falando sobre assuntos diversos, de forma espontânea, em um ambiente controlado. Ouvindo a fala dessas pessoas é possível ter uma boa visão sobre a variedade da língua espanhola, não só em termos de pronúncia, como também de léxico.

Outro site bacana é o ES-Exchange. O ES vem de English/Spanish. Trocando em miúdos, seria algo como intercâmbio entre espanhol e inglês. O site está em inglês, ok, mas para quem não domina o idioma do Shakespeare, o que interessa é ir direto para o fim da página que indiquei acima e clicar no mapa. Lá, há vários pontinhos indicando diferentes lugares em que se fala espanhol. Ao clicar, abre-se um arquivo de áudio com um informante nativo de língua espanhola lendo cinco diferentes textos que colocam em evidência alguns dos fenômenos mais importantes da fonética do espanhol. Isso é interessante porque ajuda a identificar as diferentes maneiras com que um nativo pode pronunciar um "s" em final de sílaba, por exemplo, um "y" etc.

Com base nessas experiências, a equipe da minha linha de pesquisa Além da Visão, especialmente estimulada pela professora Angelise Fagundes, uma de minhas parceiras de pesquisa, resolveu montar o projeto Voces. Unindo a ideia de leitura de textos iguais em diferentes variantes do ES-Exchange e a expressão livre da Dialectoteca, temos entrado em contato com falantes nativos do espanhol em diferentes países. A esses informantes solicitamos que leiam um texto previamente preparado por nós, que põe em destaque alguns fenômenos de pronúncia que julgamos importantes, gravando-o em formato MP3, e que gravem um segundo áudio contando-nos qualquer coisa que julgarem interessante, sobre sua vida, sua cidade, seu país... Logo, colocamos esse material online na página do projeto. O diferencial deste site é que usamos exclusivamente links simples, listados um abaixo do outro, o que visa facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual, algo que os sites com vídeos e animações não permitem. O projeto tem avançado rapidamente e esperamos alcançar todos os países de língua espanhola com grande velocidade. Aos poucos, vamos ampliar e diversificar, colocando áudios de diferentes regiões de um mesmo país e procurando cobrir o máximo possível de território desses países.

Se és estudante de língua espanhola, aproveita! Se és nativo de língua espanhola e tens vontade de colaborar com nosso banco de dados, entra em contato!

2 comentários:

  1. Muito esclarecedor o teu texto. Obrigada! =D
    Fico bem feliz de poder, de alguma forma, ser útil à pesquisa e aos interessados em aprender espanhol LE.

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    1. Eu que agradeço! Não posso deixar de mencionar, ainda, a participação da professa Vanessa Fialho e as boas colaborações das acadêmicas Nubia Gonçalves e Cristiane Alves!

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