sábado, 20 de dezembro de 2014

Conectados

Conectamos!

Cansamos de ouvir gente que sequer sabe ligar um computador dizendo que na Educação a Distância não há afetividade. Aí, só nos restou conectar. E conectamos "a lo lindo"!

A primeira edição do Conexión Español foi isso: gente de todo o Rio Grande se conectando, conhecendo-se e reconhecendo-se. Encontramo-nos como velhos amigos, como quem passa por casa uma vez por semana , pelo menos, para tomar um mate, provando que apesar das distâncias, nós estamos juntos.

O evento era para ser pequeno, mas ficou gigante para nossos padrões e modestas expectativas. Mais de duzentos inscritos. Quase cento e cinquenta pessoas compareceram na sede da UFSM vindas de todo lugar do Rio Grande. Tivemos alunos e professores da vizinha Faxinal do Soturno, da quase vizinha Sobradinho, de São Lourenço do Sul, a Pérola da Lagoa, recebemos os queridíssimos e talentosos de Três de Maio com sua "Noche Española", os fronteiriços de Quaraí, o pessoal da pequena e sempre hospitaleira Vila Flores, dos novos polos de Encantado e Tio Hugo, sem falar, claro, do pessoal aqui de Santa Maria, que compareceu em peso.

Alguns polos não vieram. Ok! Acontece. Perderam muito, mas terão outras oportunidades. O que importa é que foi muito bacana rever tantos rostos conhecidos e conhecer aqueles rostos que antes só eram conhecidos pelo Moodle e pelo Facebook. Fiquei comovido com o testemunho de uma aluna: "A professora X nos encontrou no Conexión e foi de um a um, comparando com as fotos, reconhecendo-nos e abraçando-nos".

Foi lindo! Foi pura conexão! Uma conexão que começou já na organização. Angelise, Silvana, Tatiana e Luana, professoras que compõem o NDE comigo, foram grandes parceiras. Nossa conexão foi essencial para dar o primeiro passo e todos os passos que se seguiram. Depois, veio nossa parceria com a coordenação da profe Vanessa e com tantos colaboradores, muitos dos quais colocaram a alma para que o evento acontecesse.

O texto ficaria demasiado longo se citasse todos, mas, meus queridos, sintam-se mencionados e recebam meus mais sinceros agradecimentos. Professores e alunos do nosso curso se uniram aos nossos esforços iniciais. Abraçaram a causa. Alunos do presencial se colocaram a nosso lado e trabalharam como loucos. Muitos colegas apareceram pelo simples prazer de ajudar. Jorgelina Tallei, Vilson Leffa e Valdo Barcelos, nossos palestrantes, fizeram tudo no amor e na amizade. Sem esquecer a fantástica ajuda dos professores oficineiros!

Faz quase um mês, mas precisava de tempo para escrever e agradecer como deve ser feito. Muita gente elogiou minha iniciativa e meu trabalho. Mas eu só estava ali e fiz parte de tudo. O mérito é do grupo! O mérito é daqueles que vieram, viajando longas horas, e participaram, curtindo cada momento. O mérito é do afeto que construímos ao longo dos semestres, mesmo por meio do Moodle e muitas vezes apesar dele.

O E da EaD é Educação. Para os desavisados, alerto: não se faz educação sem afeto, não se faz educação (nem presencial) sem conexão. Nós conectamos!

Gracias a todos que se conectaram!

2 comentários:

  1. Obrigada por poder fazer parte desta história. Foi maravilhoso encontrar todos os nossos alunos - seja do presencial, seja da EaD - conectados para fazer uma educação melhor e mais humana. Que venha o próximo Conexión Español! Já estamos cheios de ideias...

    Abraços,
    Angelise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi ótimo! Um exemplo do que acontece quando as pessoas trabalham juntas e não umas contra as outras! :-)

      Excluir