terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

COMA

E o conceito de cursos massivos abertos online ou MOOC (do inglês Massive Open Online Course) está ganhando o mundo. Inúmeras universidades de todo o planeta estão engajadas nesta ideia. São cursos que reúnem dezenas de milhares de estudantes no mundo todo frequentando cursos de extensão de algumas das instituições mais reconhecidas do globo. Eu mesmo estou fazendo, agora, dois cursos pela Universidade de Edimburgo (Escócia), um sobre E-learning e Culturas Digitais e outro de Introdução à Filosofia.

O Centro de Tecnologias da Georgia, nos Estados Unidos, foi o único que decepcionou até o momento. Propôs um curso sobre planejamento e aplicação de cursos em EaD e não conseguiu sequer organizar a formação de grupos. Os professores abriram uma planilha Google Docs para os grupos se organizarem e o resultado foi catastrófico. Muitos não sabiam manejar a ferramenta e os grupos ficaram duplicados, alguns foram apagados... o caos! Numa tentativa de salvar o curso do afogamento, os professores abriram fóruns para que os grupos fossem montados, só que neste momento, alguns grupos, como o meu, já estavam organizados e trabalhando, enquanto outros não sabiam por onde começar. No final das contas, curso suspenso até que os professores pensem em nova estratégia.

Qual não foi minha surpresa, entretanto, quando, estudando alguns conteúdos do curso de culturas digitais, avisto um tweet (sim, eles ficam passando o tempo todo enquanto estamos conectados à página) em espanhol anunciando cursos promovidos pela espanhola UNED, referência internacional em Educação a Distância. Fui lá conferir e, claro, me inscrevi em dois ou três cursos. Se vou dar conta de tudo? Só Deus sabe, mas não custa tentar.

Lá, há coisas tão interessantes como um curso de TICs, uma iniciação ao alemão, uma discussão sobre obras de arte em seu contexto histórico e muito mais. Para quem tinha o inglês como barreira para iniciar um curso nessa nova modalidade de ensino-aprendizagem, que são os cursos massivos, o COMA (Cursos Online Masivos y Abiertos) pode ser uma boa pedida!

Para quem se interessar: link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário